VIOLÊNCIA ESCOLAR
A Educação como Ferramenta de Combate
Amanda Araujo Rosa
Patrícia L Pellegrino Costa
Rosimeri da Silva Martins
UERJ
A violência infelizmente é uma
realidade no ambiente escolar, e as manifestações dessa violência, vão além das
agressões físicas e verbais, pois ela nada mais é do que um reflexo da
violência social.
A violência social possui
várias formas, umas explícitas e outras mais sutis, às vezes representadas de
forma velada, como é caso do racismo, da discriminação social, discriminação às
culturas, pelo não reconhecimento da legitimidade das diferenças, e essas são
as mais difíceis de serem enfrentadas, pois já se encontram enraizadas na
sociedade, visto que a violência está presente e atravessa toda a nossa
história desde à época da colonização.
A educação é nossa maior
ferramenta e talvez a única, por isso a necessidade de abordar todas as
possíveis causas de violência, em âmbito psíquico e físico no indivíduo e na
sociedade. Palestras e seminários devem estar presentes em todas as escolas e
em todos os segmentos ligados a educação, num movimento de discussão constante,
seja na formação continuada da comunidade escolar, seja em debates, sempre com
o intuito de diminuir o fosso da desigualdade, mantendo a discussão no âmbito
dos valores (da ética, da responsabilidade, do afeto) e das práticas sociais.
Acredito que sendo a escola o primeiro acesso à vida em sociedade, se torna
obrigatória a abordagem desse assunto no seu cotidiano, abrindo espaço para a
psicologia e a filosofia exercerem função mais presente na Educação,
contribuindo para que a escola seja não meramente um lugar de aquisição de
conhecimento, mas de transformação constante do indivíduo.
![]() |
Se a violência pode ser
disseminada, a paz é urgente e possível!
Imagem disponível em http://reportervpinda.blogspot.com.br/2015/10/educacao-e-reducao-da-violencia.html > Acesso 08/10/2016

"A educação é nossa maior ferramenta e talvez a única..." Infelizmente temos visto que a única origem dessa educação vem sendo a escolar, não dá nem pra contar com a família. Esta, se deixar, com o seu discurso de "ele tem que aprender a se defender" promove a violência como garantia de sobrevivência. Contamos mesmo é com a instituição escola que tem sido alvo da violência e aí entra o seu dilema: como disseminar a paz quando ela é um item raro em seu meio? Coragem! Aos docentes cabe ter coragem para não desviar do alvo que é fazer o aluno conquistar a tão necessária autonomia e isso num ambiente pacífico e acolhedor
ResponderExcluirA educação é o único caminho. E tem que ser de massa, de base e durante muito tempo para tentar superar seu déficit de gerações no nosso país.
ResponderExcluir