Aluna: Cíntia Regina Vieira Bastos...Matricula: 14112080401
Mas o que é a chamada Síndrome de Burnout?????
... é definida por alguns autores como uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional). Enfim, a Síndrome de Burnout representa o quadro que poderíamos chamar “de saco cheio” ou “não aguento mais...
A Síndrome esta diretamente ligada, profissionais que interagem de forma ativa com pessoas, que cuidam e/ou solucionam problemas de outras pessoas, que obedecem técnicas e métodos mais exigentes, fazendo parte de organizações de trabalho submetidas à avaliações, sendo assim, podemos facilmente enquadrar a classe dos professores como uma das mais vulnerareis, visto que nos tempos atuais a responsabilidade para o bom desempenho do aluno passou a ser "cobrada" diretamente deles. Além disso o profissional vive em ambiente de constante de stress como: entrega de avaliações, violência escolar, deficiência de recursos, dificuldade de relacionamento com pais, etc.
Principais características da Síndrome de Burnout:
SINTOMAS EMOCIONAIS: avaliação negativa do desempenho profissional, esgotamento, fracasso, impotência, baixa auto-estima.
MANIFESTAÇÕES FÍSICAS OU TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS: fadiga crônica, dores de cabeça, insônia, úlceras digestivas, hipertensão arterial, taquicardia, arritmias, perda de peso, dores musculares e de coluna, alergias, lapsos de memória.
ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS: maior consumo de café, álcool e remédios, faltas no trabalho, baixo rendimento pessoal, cinismo, impaciência, sentimento de onipotência e também de impotência, incapacidade de concentração, depressão, baixa tolerância à frustração, ímpeto de abandonar o trabalho, comportamento paranóico (tentativa de suicídio) e/ou agressividade.
É preciso deixar claro que a Síndrome de Burnout não deve ser confundida com estresse ou depressão. No primeiro caso, o aparecimento dos sintomas psicossomáticos (dores de cabeça, insônia, gastrite, diarréia, alterações menstruais) sugere muito mais um estresse ocupacional crônico, algo que os estudiosos do assunto definem com tentativa de adaptação a uma situação claramente desconfortável no trabalho.
Prevenir é sempre melhor remédio... é para isso necessário que os profissionais busquem ajuda especializada ao terem qualquer sinal de risco da doença, encontrando apoio da gestão e dos colegas de trabalho.
Bibliografia:
http://www.administradores.com.br
www.guiadacarreira.com.br
www.portaleducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário