sábado, 8 de outubro de 2016

VIOLÊNCIA ESCOLAR

A Educação como Ferramenta de Combate

Amanda Araujo Rosa
Patrícia L Pellegrino Costa
Rosimeri da Silva Martins
UERJ

A violência infelizmente é uma realidade no ambiente escolar, e as manifestações dessa violência, vão além das agressões físicas e verbais, pois ela nada mais é do que um reflexo da violência social.

A violência social possui várias formas, umas explícitas e outras mais sutis, às vezes representadas de forma velada, como é caso do racismo, da discriminação social, discriminação às culturas, pelo não reconhecimento da legitimidade das diferenças, e essas são as mais difíceis de serem enfrentadas, pois já se encontram enraizadas na sociedade, visto que a violência está presente e atravessa toda a nossa história desde à época da colonização.

A educação é nossa maior ferramenta e talvez a única, por isso a necessidade de abordar todas as possíveis causas de violência, em âmbito psíquico e físico no indivíduo e na sociedade. Palestras e seminários devem estar presentes em todas as escolas e em todos os segmentos ligados a educação, num movimento de discussão constante, seja na formação continuada da comunidade escolar, seja em debates, sempre com o intuito de diminuir o fosso da desigualdade, mantendo a discussão no âmbito dos valores (da ética, da responsabilidade, do afeto) e das práticas sociais. Acredito que sendo a escola o primeiro acesso à vida em sociedade, se torna obrigatória a abordagem desse assunto no seu cotidiano, abrindo espaço para a psicologia e a filosofia exercerem função mais presente na Educação, contribuindo para que a escola seja não meramente um lugar de aquisição de conhecimento, mas de transformação constante do indivíduo.


Hoje a mídia, principalmente a televisão, incentiva, enfatiza e impõe a violência através de suas programações, inclusive as infantis. É preciso se definir propostas pedagógicas que visem a intervenção nas questões sociais solucionando os conflitos e formando cidadãos solidários e pacíficos desde as séries iniciais.

Se a violência pode ser disseminada, a paz é urgente e possível!


Imagem disponível em http://reportervpinda.blogspot.com.br/2015/10/educacao-e-reducao-da-violencia.html > Acesso 08/10/2016

2 comentários:

  1. "A educação é nossa maior ferramenta e talvez a única..." Infelizmente temos visto que a única origem dessa educação vem sendo a escolar, não dá nem pra contar com a família. Esta, se deixar, com o seu discurso de "ele tem que aprender a se defender" promove a violência como garantia de sobrevivência. Contamos mesmo é com a instituição escola que tem sido alvo da violência e aí entra o seu dilema: como disseminar a paz quando ela é um item raro em seu meio? Coragem! Aos docentes cabe ter coragem para não desviar do alvo que é fazer o aluno conquistar a tão necessária autonomia e isso num ambiente pacífico e acolhedor

    ResponderExcluir
  2. A educação é o único caminho. E tem que ser de massa, de base e durante muito tempo para tentar superar seu déficit de gerações no nosso país.

    ResponderExcluir