Participação
Emília dos Santos Gomes
Marta Mendes Valadares
Shayenne Bueno da Silva
Pólo Rocinha
Violência Escolar
A violência na escola é mais antiga do que imaginamos, em 1999 Vera Candau já palestrava sobre essa temática na Faculdade de Educação na baixada fluminense, voltada para a formação continuada de professores. No vídeo podemos ver o quanto ainda são atuais os fatores que levam à violência no âmbito escolar e o quanto essa problemática é desafiadora, demandando estratégias coletivas tanto da comunidade interna quanto de parcerias externas a escola. É um fato que a violência presente na sociedade está sendo refletida para as relações no interior da escola. Por outro lado, Vera Candau, que é referência no assunto na área da educação, discute o posicionamento da escola e seus agentes frente a esta situação, o papel de resistência que as escolas podem assumir e a diferença que podem proporcionar ao implantarem ações de valorização da cultura de paz. Vale a pena assistir esta grande contribuição!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-GMXd85ZVBA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA educação em direitos humanos deveria perpassar todas as disciplinas, todos os cursos e todas as escolas, como num processo de construção de uma cultura de direitos, pois permite reconhecer as diferenças e abusos de poder entre os diferentes grupos culturais, assim como trabalhar os conflitos entre estes grupos e promover ações solidárias. Exatamente como propõe Paulo Freire em sua pedagogia, e cito aqui uma de suas melhores frases: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
ResponderExcluirVivemos num país que realmente começou a sua história pautada na violência (a colonização, a tomada de terras indígenas, a escravidão...)e fomos nos desenvolvendo com ela, até que se tornou banal.
ResponderExcluirA banalização tem atingido níveis insuportáveis. Cada vez se tem mais a "brincadeira" como desculpa para os atos violentos - a cultura da violência. Sabemos que ela não surge do nada dentro de uma escola, tem um fundo social que deve ser considerado.
As escolas de um modo geral têm uma concentração de interculturalidade propicia para a aplicação dos núcleos de preocupações propostos por Candau, pois promove intensa interação social, étnica e cultural, uma pequena amostra da sociedade onde a interação da comunidade é garantida. E essa dialética pode diminuir os ranços da discriminação construídos ao longo da historia. Visto que as famílias por si só ainda não o conseguem. Obviamente a escola que mais propõe essa dialética é a escola universal, integral, laica e única e não esse modelo educacional que vivenciamos hoje, orientado à segregação, onde escolas privadas escolhem os melhores alunos e profissionais num movimento mercantilista.
ResponderExcluirCandau é fundamental para este debate e as colegas acima colocaram muito bem a amplitude deste.
ResponderExcluirPrecisamos resgatar os direitos humanos, urgentemente.