“Vamos
conviver com uma infinidade de modelos. As boas experiências são
diferentes umas das outras e trazem as especificidades dos
municípios. A escola contemporânea deve conviver com novos formatos
a partir de princípios comuns: formar cidadãos.” Viviane Mosé
A
filósofa Viviane Mosé, em encontro do Café Filosófico, nos provoca
com a tese de reconstruir a ideia de gestão e afirma que, hoje,
nosso desafio é propor formatos, direções e modelos para gerir
questões diversas da educação:
Tais
como a indisciplina e a violência, por exemplo.
Diante
deste cenário precisamos nos espelhar em experiências que encaram o
problema de forma prática, fazendo a devida avaliação e o
diagnóstico da realidade do colégio além dos muros da escola. É o
caso do Projeto Equidade em Curitiba, que para combater a evasão
escolar, procurou estabelecer o diálogo, fortalecendo a relação
escola família, lançando mão de políticas públicas envolvendo a
Secretaria de Educação para garantir recursos para investimento na
formação e na estrutura. Muitas escolas estavam sem material
didático, sem papel higiênico, precisando de reformas estruturais.
Isso para quem está distante pode parecer pouco, mas valoriza o
local de ensino e faz com que o estudante tenha mais vontade de vir à
escola e motiva o próprio professor.
Aqui
o projeto detalhado:
Nos
cabe ficar atentos à contenção das verbas de saúde e educação
que faz parte de uma proposta mais ampla de congelar todas as
despesas públicas por duas décadas e reajustá-las somente pela
inflação. É a chamada PEC (proposta de emenda constitucional) do
Novo Regime Fiscal ou PEC do Teto de Gastos. Nos cabe estar atentos
as políticas publicas.
Hoje
vivenciamos o questionamento da PEC 241. Considerando que o Brasil
possui por volta de 60 milhões de analfabetos funcionais, a educação
precisa de mais dinheiro, não de menos. Como bem lembrou o filosofo
Leandro Karnal, precisamos preservar as atividades fins do Estado.
Referências
disponíveis
em:
Acessados
em 07/10/16
Por:
Clotilde
Marques dos Santos - 14112080420
Tania
Marisa Ferreira de Oliveira - 14112080438
Tathiany
Sampaio - 14112080430

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ preciso acolher e apoiar o profissional da educação, que fica vulnerável a todas essas situações de violência psicológica na escola, para que o mesmo não fique com a sua saúde comprometida e desista da sua profissão.
ResponderExcluirÉ verdade Janne, apoio aos profissionais da educação se faz fundamental,para que a violência não continue crescente nas escolas e não se torne um colapso iminente no sistema educacional.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente os profissionais da educação estão reféns da violência nas escolas. Temos que promover nas escolas uma interação entre família x comunidade x escola, para tentarmos sanar um pouco as dificuldades encontradas na educação e estimularmos o respeito entre todos
ResponderExcluirhttp://tirasarmandinho.tumblr.com
ResponderExcluirComo bem exemplifica a tirinha do Armandinho, não basta levar os filhos para a escola, é preciso compreender a importancia da Educação, valorizar seus atores, garantir as estruturas necessárias para sua manutenção, continuidade e desenvolvimento constantes. Participar do projeto de sociedade democrática efetivamente, embora vivenciemos tempos difíceis.
Clotilde, Tania e Tathiany,
ResponderExcluirConsideramos magnífica a charge escolhida por vocês, bem como o título questionador sobre a Gestão, pois concordamos plenamente que a gestão extrapola os muros da escola!
Mais interessante ainda é que a autora da charge é uma filósofa que "nos provoca com a tese de reconstruir a ideia de gestão e afirma que, hoje, nosso desafio é propor formatos, direções e modelos para gerir questões diversas da educação"
Mas não vamos nos alongar muito nos comentários, pois entendemos que um artigo publicado pela nossa colega - Prof. Deni Cristina - em uma revista de bairro, falando sobre Educação e a missão da família, em especial dos pais, suplementa esta matéria publicada por vocês. Assistam o vídeo EDUCAÇÃO VEM DE CASA: UMA MISSÃO DA FAMÍLIA https://www.youtube.com/watch?v=RFx2G_UYGcA
Parabéns pela abordagem filosófica, tão bem trazida para este blog que está sendo muito enriquecedor para todas nós!
Um abraço!
Ana Paula Fernandes, Deni Cristina Domingues, Silvia Helena Lobo