sábado, 8 de outubro de 2016

VIOLÊNCIA ESCOLAR

Amanda Araujo Rosa
Patrícia L Pellegrino Costa
Rosimeri da Silva Martins
UERJ
O que o depoimento a seguir faz você pensar?



5 comentários:

  1. "... e os professores tava tudo lá na frente vendo e nenhum pra ter separado..."
    A pergunta é: Por que ninguém quis se manifestar? Medo? Medo de tomar partido e ser agredido pelos alunos? Ou seria por não se importar mesmo? Não quero julgar os professores,pois sei que também são vítimas deste caos.

    ResponderExcluir
  2. O medo paralisa, e acredito que foi o que ocorreu com os professores que "tava tudo lá vendo e nenhum pra ter separado". São muitas questões, o aluno que estava armado com canivete, a possibilidade de se machucar ou machucar os alunos na tentativa de separação da briga, e ainda responder por isso, o pensamento de que todos os dias teria que voltar à escola, com a possibilidade de criar conflitos com os alunos na atitude de separar a briga... enfim, são muitas as possibilidades que pode ter paralisados os professores.

    ResponderExcluir
  3. É triste saber o quanto a violência está fazendo parte do cotidiano da escola. E em relação à separar briga de alunos,é um assunto polêmico... Eu mesmo conheço uma professora que ao separar uma briga, foi acusada de ter machucado um aluno.

    ResponderExcluir
  4. Esse vídeo me faz pensar e muito, percebo que a violência vem de fora, ela entra na escola juntamente com a falta de estrutura familiar, social e afeta a educação em cheio, reforçando ainda mais a violência, a desigualdade... Fico me perguntando o que fazer para transformar essa realidade, pois sei que a educação que é tão afetada e a chave mestra para começar a mudança. A resposta não é fácil, mas não podemos perder a esperança.

    ResponderExcluir
  5. Nao podemos negar que vivemos uma sociedade cada vez mais individualista. Onde se salva quem pode. É crescente a desigualdade e com ela a violência, pela qual ninguém se responsabiliza, mas sofre.

    ResponderExcluir